Matriz de Pirenópolis

Que saudades eu tenho da velha igreja Matriz de Pirenópolis! Falo do templo original, aquele aonde iam meus antepassados para assistir missa, orar em despedida dalgum morto ou participar de festivos casamentos, batizados, crismas etc. Essa réplica que aí está não me convence, eu a acho feia em seu interior, pelada de adereços e vazia de significados. Tudo acabou num incêndio que ninguém conseguiu explicar, há quase uma década, e lá se foram o sino fabuloso, a prataria pesada, o altar-mor de custoso entalhe, os altares laterais, o paraíso pintado por Tonico do Padre no teto da capela-mor, os florais no barrado das paredes etc. e tal.


O fogo não causou males irreversíveis na parte exterior do templo, pois as grossas paredes de taipa-de-pilão restaram intactas, assim como as torres e as sacristias. Mas o interior não tem nada a ver. A ideia de instalar na Matriz o altar-mor da igreja do Rosário dos Pretos, cá para nós, foi infeliz ao extremo. Os artesãos da época não fabricaram a peça para um templo das dimensões da Matriz e então sobra um espaço sem sentido nas laterais. Eu sou até a favor da reconstrução da igreja dos Pretos... mas isso é lá outra história, para outra postagem.

Quando a Matriz foi reformada na década de 1990, eu era o tesoureiro da Sociedade dos Amigos de Pirenópolis (Soap) e acompanhei a obra bem de perto. Pude ver que todos os altares foram desmontados, catalogados e fotografados. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem esse material em arquivo. Portanto, há condições técnicas para refazer todos os altares destruídos no incêndio, inclusive o altar-mor.

O desastre que parcialmente destruiu a Matriz, na minha opinião, deve ser superado. As relíquias que haviam lá dentro podem ser substituídas e a imagem da tragédia apagada da memória dos pirenopolinos. Fico triste quando entro na sacristia e vejo um “museu do incêndio”, ou transito pelos nichos dos antigos altares e há um buraco na parede. Isso é macabro, não contribui para melhorar a imagem da cidade e ainda por cima dá a sensação de que a Matriz não existe mais, é apenas uma réplica, o que não é verdade.

Nenhum comentário: