COLEÇÃO GOIÂNIA EM PROSA E VERSO



A Prefeitura Municipal de Goiânia, através da Secretaria de Cultura, na pessoa do escritor Kleber Adorno, lançou no dia 18 de março último, no deck do Flamboyant Shopping Center, 136 livros dentro da Coleção Goiânia em Prosa e Versos, editados através da parceria com a Editora Kelps e a PUC-GO.

Eu estava entre os 140 escritores selecionados (tinha 4 livros escritos a 4 mãos) e pude presenciar uma grande festa literárias, com a presença de muitas autoridades públicas, além de diversos jovens curiosos para conhecer um pouco mais sobre Goiás.

Aproveitei a coleção para voltar ao conto, publiquei Cavalhadas no Largo, uma seleção de 16 história que narram peripécias de variados personagens em diferentes épocas, mas todas acontecidas no Estado de Goiás, e a grande maioria em Pirenópolis. Mas voltarei ao livro em outra ocasião.

Quero falar aqui da iniciativa do senhor secretário de Cultura. Depois do lançamento literário, uma chuva de comentários desabou na imprensa local. A maioria exaltava o mérito da ação, mas muitos resolveram se posicionar contra. Os contrários disseram que não adianta entregar tantos livros a uma pessoa, sem que ela tenha como distribui-los no mercado. Outros afirmaram que é uma desova sem critérios de qualidade. E alguns ainda completaram com a tristeza de chamar o secretário e o prefeito de bobos.

As baixarias não comentarei, pois sou contra pessoas que criticam por criticar. Quero apenas rebater que a coleção tem limitações, sim, provavelmente consta alguma obra de menos brilho, mas ainda assim é um marco cultural. É a oportunidade de muita gente estrear na literatura, ter seus escritos lidos por estudantes e comentados em sala de aula. É o momento de um pouco mais da história goiana vir à nota.

Distribuição de livros em circuito nacional? Não creio que algum participante da coleção almeje isso. Se quiser algo de grandeza maior, vai ao site de grandes editoras e para lá envia seus textos. Não é disso que se trata. A ideia é deixar os livros por aqui mesmo, incentivá-los a rodopiar nas mãos dos leitoras regionais, ávidos por conhecer sua terra por detrás dos conceitos que a mídia cria todos os dias.

Tem poetas demais na coleção? Que maravilha! Quão grandioso seria o mundo se apenas poetas o povoassem...! Imagine se as pessoas, em vez de violência, produzissem versos! E que bom é uma noite dedicada inteiramente à literatura!


by Adriano César Curado

2 comentários:

Anônimo disse...

Estive lá no Flamboyant Shopping e apreciei muito o lançamento do livro Cavalhadas no Largo e dos outros tantos. Li na imprensa goiana diversos comentários contra a iniciativa do Kleber Adorno, mas é coisa de gente invejosa, que não tem bala na agulha e, portanto, tem mesmo que atacar os Homens com "H".
Parabéns pela matéria corajosa.

Francisca Almeida

chica_almeida@...

Anônimo disse...

Que grande festa da literatura. Está de parabéns o Kleber Adorno, que organizou o evento, e o senhor prefeito que o apoiou.

Sandra Mesquita

mesquita1960@...