O historiador

Na noite deste dia 17 de dezembro, debaixo de uma grande chuva e com a presença de gente importante, o escritor José Mendonça Teles lançou seu livro A Coluna Prestes em Goiás. Hoje pela manhã já embarcou para o Rio de Janeiro, pois lançará o livro também lá, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Na festa cá em Goiânia, presentes estavam personalidades da cultura, políticos e intelectuais de todos os calibres, pessoas que enfrentaram um verdadeiro temporal para homenagear esse grande escritor de Goiás.

O livro é um relato da história da Coluna Prestes na sua trajetória pelo território goiano, na década de 1920, com minucioso levantamento das peculiaridades que marcaram sua passagem por aqui. José Mendonça Teles levou muitos anos para concluir essa monumental obra – não só em tamanho, quase 500 páginas, mas também em importância –, e deixa um legado para as novas gerações. Antes dele, pouco se sabia sobre esse importante acontecimento de nossa história, e o que se ouvia da oralidade era incompleto e deturpado.

José Mendonça Teles é meu amigo, escreveu um prefácio para meu novo romance, que ainda não decidi publicar; sempre nos encontramos na bela Pirenópolis, onde José tem casa e eu família, e nos deixamos embalar pela prosa poética e alucinações intelectuais. Nunca falamos mal de ninguém, exceto de nós mesmos!, preferimos gastar nosso tempo com conversas produtivas e gratificantes.

by Adriano César Curado

Nenhum comentário: