PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA


Comemora-se no dia 15 de novembro a Proclamação da República brasileira. A República é uma forma de governo onde o povo escolhe o chefe da nação (presidente), através do voto direto.

Inicialmente o Brasil foi colônia de Portugal. Depois, com a Independência, tornou-se Império, ocasião em que tivemos dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II.


A Abolição da Escravatura (13/05/1888) fez o Império perder o apoio do forte grupo dos escravocratas e fortaleceu o grupo dos republicanos, que tencionavam derrubar o imperador D. Pedro II. Também havia o descontentamento da Igreja Católica e dos militares. Por fim, a classe média do século XIX ambicionava participar das decisões políticas nacionais. E tudo isso junto abalou os alicerces da monarquia brasileira.

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, herói na Guerra do Paraguai (1864-1870), doente e montado a custo no cavalo, proclamou a República do Brasil. Ele era monaquista e a princípio queria apenas depor o gabinete do Visconde de Ouro Preto, que desagradava os militares, mas acabou depondo o próprio D. Pedro II por temer represálias.

O povo mais pobre não desejava o fim da monarquia. Principalmente os ex-escravos, que eram gratos ao Império pela sua liberdade. Ainda assim a República foi implantada e Teodoto da Fonseca se tornou o primeiro presidente do Brasil. D. Pedro II e a família imperial embarcaram num navio para Portugal e nunca mais retornaram. 

Nenhum comentário: