O tijolo de adobe



 Nos dias atuais é bem comum encontrarmos casarões descaracterizados em Pirenópolis, conforme já demonstrei exaustivamente nas postagens sobre a Casa Pirenopolina (links na lateral da página). E uma das descaracterizações mais comuns é a troca do velho adobe pelo tijolo comum. Os adeptos dessa prática ruim defendem ser difícil, nos dias atuais, encontrar adobes para comprar, enquanto que os tijolos são achados em qualquer casa de material de construção.

Que é o adobe? É um tijolo composto de terra crua, água, palha e fibras naturais (como esterco de gado), que são moldados artesanalmente em fôrmas e cozidos ao sol. Trata-se de um dos mais antigos materiais de construção do mundo e é descrito inclusive no Livro do Êxodo, da Bíblia.

A “História já o comprovou um material de grande durabilidade, inclusive nas cidades históricas brasileiras, como Ouro Preto e Pirenópolis, que ainda possuem muitas casas de tijolos de adobino.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Adobe)

Os antigos estavam certos em utilizar o adobe na construção de seus casarões, que já duram séculos, são arejados no verão e com temperatura amena no inverso.

São vantagens das construções de adobe:

  1. O barro é um material reutilizável. Quando não cozido, pode ser triturado e umedecido para voltar ao estado original. Sendo assim não gera resíduos em uma obra e não contamina o ambiente.
  2. O barro é um material econômico. Pode ser encontrado na maioria das vezes, próximo aos locais de obras e, por vezes, pode vir a substituir outros materiais de construção. Não necessita de muita energia integrada à obra, ou seja, em sua preparação, transporte e armazenagem, muito pouco é gasto.
  3. Excelente regulador de umidade, o barro tem a propriedade de expelir e armazenar água devido à alta capilaridade de suas moléculas. É um material muito poroso. Construções de barro podem absorver até 30 vezes mais umidade do que uma de tijolo cozido. Ambientes sob paredes de barro se tornam salubres, pois há pouca variação de umidade, normalmente estabilizam em 50 % o ano todo.
  4. O barro é um ótimo isolante térmico, mantendo a temperatura dos ambientes sempre balanceados.
  5. O barro preserva materiais orgânicos dentro de sua mistura. Devido à alta capilaridade e ao baixo equilíbrio de umidade, o material totalmente envolto ao barro e sem contato com o exterior se mantém protegido de fungos e insetos que não conseguem se proliferar. (http://ambiente.hsw.uol.com.br/adobe1.htm)

Nenhum comentário: