As Cachoeiras do Bonsucesso estão situadas a 5 km de Pirenópolis. A saída é pela bairro Alto do Carmo. Fácil de chegar. É só atravessar a ponte de madeira, passar em frente aos restaurantes Dona Cida e Oxente Uai e seguir até o final da avenida. Então vira à direita e entra na estrada de terra. Têm placas de sinalização por todo o trajeto. Não há como errar. Apesar das chuvas, a pista está em boas condições, mas é preciso tomar cuidado, pois o movimento ali é grande.
Lá você será recebido pelos simpaticíssimos filhos do Luís Artur. Cobra-se uma taxa de R$ 10 reais por pessoa. As seis cachoeiras do ribeirão Soberbo, um dos afluentes do rio das Almas, se localizam na fazenda Bonsucesso e são assim denominadas: Açude, Landi, Palmito, Pedreira, Bonsucesso e Lagoa Azul. Na minha opinião, a mais linda é a do Bonsucesso, que desaba em 12 metros de queda.
Geralmente os visitantes se contentam com as primeiras cachoeiras. Mas se você é daqueles que gostam de aventuras, então prepare-se para uma trilha radical por dentro das matas, por pinguelas e subidas bem íngremes sobre pedras soltas e pontiagudas. Eu aconselho a meter seu material – protetor solar, água mineral, toalhas – numa mochila, para que suas mãos auxiliem na caminhada, principalmente para quem for se aventurar na derradeira cachoeira, lá perto da nascente no alto do morro, quando será necessário agarrar-se em cabo de aço.
Outra atração sensacional do lugar é o trecho da Estrada Real, toda calçada de pedra, que vem da época do Brasil Colônia e serviu, num primeiro momento, para escoar o ouro produzido em Meia Ponte. Depois, virou rota do comércio entre a Bahia e o Rio de Janeiro. E posteriormente serviu para a travessia do gado rumo ao temido Tombadouro, local situado em altíssima altitude e que, se vencido pelo rebanho enfraquecido pela seca, dava acesso a pastos verdejantes em aguadas.
Na sede da fazenda você encontra guloseimas da culinária local, feitas por seus proprietários e, se der sorte, pode bater um papinho com o Luís Artur, que sabe muitas histórias interessantes de Pirenópolis.
As Cachoeiras do Bonsucesso ficam abertas ao público das 7h as 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário